domingo, 20 de abril de 2008

Promotor Ricardo Souza dá entrevista

Deu no Jornal de Brasília de hoje:
ENTREVISTA: Ricardo Souza
.
"Não dá para se falar em sigilo bancário para fundações"
.
por Joana Wigtman
.
A crise na Universidade de Brasília (UnB) tomou conta do noticiário local e nacional, nos últimos dias. Gestores da instituição e de suas fundações de apoio passaram a ser alvos do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), que está investigando, a fundo, os gastos destas entidades. Um dos promotores que está à frente desta apuração é Ricardo Souza. Em entrevista ao Jornal de Brasília, ele apontou os indícios de irregularidade nos contratos da UnB e avaliou como a posse do novo reitor pro tempore da universidade, Roberto Aguiar, pode contribuir para as investigações.
.
O escândalo, que resultou na renúncia do ex-reitor Timothy Mulholland, envolve despesas pessoais bancadas com dinheiro público oriundo das fundações, entre elas gastos com mobílias e artigos de luxo para o apartamento funcional que o reitor ocupava na 310 Norte. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) foi a responsável pela destinação de R$ 470 mil usados na compra de mobiliário. O rol de despesas com itens supérfluos e o desvio de verbas destinadas à pesquisa saltaram aos olhos dos promotores.
.
Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) comprovou as irregularidades. E a crise, que estourou quando alunos da UnB decidiram invadir o prédio da reitoria, no último dia 3, teve um desfecho na última semana, quando os manifestantes deixaram o lugar. Mulholland responde a um processo de improbidade administrativa pelas despesas do imóvel, pagas pela Finatec.

Leia a entrevista clicando aqui.
.
Veja aqui outra entrevista do promotor Ricardo, em webTV:
.

Nenhum comentário: