quarta-feira, 2 de abril de 2008

O blog oficial da UnB é imparcial?


Não, não é imparcial pelo que foi demonstrado pelo tratamento dado ao Prof. Ademir Santana (Física). O Prof. Ademir Santana não pode ter seus comentários, remetidos há três semanas, publicados naquele blog ("abreaspas"), mesmo com os pedidos veementes para que veiculassem seu ponto de vista. O blog "abreaspas" é MANTIDO COM O DINHEIRO PÚBLICO e não pertence ao reitor e aos seus assessores mais diretos. A prática do blog oficial é no mínimo eticamente questionável e seu dirigente deve ser responsabilizado.

A apologia à reitoria veiculada pela SECOM na página oficial da UnB remete-nos a um jornalismo parcial e autoritário. Este tipo de prática midiática é exatamente a mesma que alguns professores ideólogos da atual administração têm manifestado publicamente em relação à imprensa livre (Rede Globo, Revista Época, Correio Braziliense, etc) como estando articuladas em um "Grande Complô contra a UnB". O complô verdadeiro contra a UnB parte de dentro da atual administração (Timothy-Mamiya & Cia) com práticas autoritárias e eivadas de irregularidades detectadas pelo Ministério Público (MP). Se a administração Timothy-Mamiya & Cia tivesse tido o devido cuidado no trato da coisa pública, jamais o MP teria investigado os atos aberrantes que são noticiados diariamente na mídia livre. Devemos, sim, preservar o direito sagrado da livre expressão e de uma imprensa livre, descolada de alguns veículos oficiais de comunicação que são pouco auto-críticos.

Não é coincidência que a UnB não tenha um Ombudsman ou uma Ombudswoman escolhidos democraticamente entre a comunidade acadêmica. Da forma como está é conveniente e demonstra o caráter da administração Timothy-Mamiya & Cia.

O UnB Livre repudia esta pratica selectiva e autoritária de veiculação de informações na página oficial da UnB. O blog unblivre abre espaço para que estes docentes amordaçados possam se manisfestar. Abaixo transcrevemos na íntegra a mensagem do Prof. Ademir Santana.


"A UnB nas Páginas Policiais

Por que não se comenta nesse blog (abreaspas) sobre a crise ética (pra dizer o mínimo) pela qual passa a UnB? O que está acontecendo na Universidade é tema nacional, diz respeito a questões fundamentais de como nossas institutições Universitárias estão sendo conduzidas, na relação com suas fundações, utilizando do bem público, etc., e portanto é assunto desse blog.
A Universidade de Brasília está nas páginas policiais e parece que não se pode comentar nada dentro do campus. Enquanto professor, quem tenta se pronunciar de alguma maneira tem os argumentos desqualificados com explicações prontas. A mais triste de se ouvir é a que clama (beaticamente) por uma articulação da imprensa para desgastar a Universidade; ou uma conspiração oportunista da oposição universitária (diga-se de passagem, oposição desarticulada). Se essas teorias de conspiração são verdadeiras ou não, merecem também ser investigadas e apuradas pela universidade através de seus órgãos competentes. Ou seja, por um motivo ou por outro, a Universidade, inicialmente através de seus Conselhos, deveria se adiantar para apurar de modo transparente, íntegro, irretocável, tudo o que está acontecendo a fim de prestar contas a sociedade. Trata-se de decência básica para essa situação, principalmente por se tratar de umas das maiores universidades do país."

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo Noblat, uma autoridade em jornalismo:
"Não brigo com notícia. Notícia é para ser reverenciada pelo jornalista que teve a graça de encontrá-la. E deve ser publicada - quer agrade ou desagrade a quem quer que seja."

Marcelo Arruda disse...

Concordo com a frase do Noblat.
Discordo com as prática dele, que são extremamente parecidas ao que ele combate com a frase.