sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cientometria - Estudando como se faz a ciência (o caso do Depto. de Biologia Celular da UnB)

Leitores,

Hoje o blog UnB Livre irá sair de seu tema principal - a UnB. Vamos divulgar um trabalho recém publicado de um professor de nossa universidade. Este estudo avalia os indicadores bibliométricos dos pesquisadores, utilizando dados como quantidade de publicações, citações e índice H. O autor sugere que, na avaliação de pesquisadores, se use indicadores que levem em considerão o número de co-autores de cada artigo. Assim, um artigo de autor único teria peso diferente de outro na qual a autoria é dividida, digamos, com 5 outros autores.

Abaixo está o resumo (Abstract) do paper, publicado na Scientometrics

.
Na última imagem (figura A) vemos uma correlação entre o número de papers de cada indivíduo com o seu índice H. Na figura B o autor utiliza o índice H corrigido pelo número de co-autores.
.
O ponto marcado em vermelho corresponde ao Prof. MHL - que tem o maior índice H da UnB (bem maior que o da professora Sonia Bao - diretora do Inst. de Biologia e timotista-de-carteirinha. Ela é a pessoa com mais papers do Depto. de Biologia Celular).

Para ler o artigo na íntegra, mande email para o autor (Prof Chicão): aaraujo@unb.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo,

Você podia parar de contar vantagem sobre as suas publicações e fatores de impacto.
Sinceramente acho que você não precisa disso... é pesquisador renomado...

Anônimo disse...

Bem feito pra timotista rsrsrs

Isso é muito comum, viu, pesquisador cuja participação se resume ao "empréstimo" de um equipamento e e nem participa da escrita do artigo, como um(a) certo(a) biólogo(a) e prof(a) da UnB...

Às vezes vc pergunta e esse tipo de renomado(a) doutor(a) nem sabe de se trata o estudo...

É a timotização da pesquisa universitária!