quinta-feira, 3 de abril de 2008

Posicionamento do Comitê UnBLivre sobre a Ocupação da Reitoria da UnB

Nós, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília, fundamos, nesta semana, o Comitê UnB Livre, aberto à participação de todos os membros da comunidade universitária que sentem sinceramente, no mais fundo de sua alma, a necessidade de restaurar a dignidade, a democracia e o respeito aos mais elementares valores éticos e humanos em nossa instituição. A Universidade Pública é a principal casa do saber de nossa sociedade e um dos principais patrimônios públicos do povo brasileiro. Criamos o Comitê UnB Livre para que ele se torne o instrumento coletivo e aberto de toda a comunidade universitária na luta que teremos de travar para recuperar a dignidade de nossa instituição, seu caráter público, sua democracia interna, sua autonomia e, acima de tudo, seus valores acadêmicos.

Durante toda a semana trabalhamos juntos na convocação dos estudantes para a assembléia que ocorreu nesta quinta-feira. Nela celebramos o nascimento do Comitê UnB Livre, fizemos o enterro simbólico do Reitor, do Vice e de tudo o que representam aos olhos da sociedade brasileira. Às 14 horas, começamos a caminhar pelos corredores do ICC, conclamando a todos para que se juntem a nós a fim de demonstrar nosso repúdio e a nossa indignação diante da grave situação que vive hoje nossa instituição. Seguimos então em direção à reitoria para lá encerrar nossa manifestação, que reivindica o afastamento do Reitor, a convocação de eleições gerais e paritárias já e uma série de medidas necessárias à urgente restauração do caráter público, ético, democrático e acadêmico de nossa universidade. A imensa maioria de nós eram estudantes, movidos por seu coração generoso e seu sentido da profunda dignidade da condição humana, acompanhados de alguns professores e funcionários. Na ausência de qualquer impedimento, subimos as rampas da reitoria até o último andar, onde encontramos abertas as portas do gabinete do Reitor. Os professores e funcionários, por razões óbvias, recuaram e não adentraram o recinto; os estudantes não hesitaram e decidiram ocupar a reitoria. E repetiam, em ondas de vozes que ecoavam por toda a coluna dos que adentravam o recinto: “nosso movimento é pacífico”; “não vamos quebrar nada”. E a palavra se cumpriu: a defesa do patrimônio público, nosso objetivo maior, foi preservada. O Comitê UnB Livre não deliberou, em momento algum, por qualquer invasão ao prédio da reitoria. A decisão de ocupar a reitoria foi tomada pelo movimento estudantil e se deu no exato momento em que encontramos abertas as portas da reitoria.

A luta dos estudantes é a luta de todos nós que fundamos o Comitê, que está aberto à participação democrática de toda a comunidade universitária. É mentira e calúnia que os professores influenciaram os estudantes na ação que os levou à ocupação da reitoria, como se os estudantes não tivessem seu próprio discernimento, capacidade de indignação, inteligência e senso de responsabilidade para deliberar e responder sobre seus próprios atos. Os professores que estiveram no ato do enterro simbólico do Reitor são, muitos deles, membros do Comitê UnBlivre; os demais são e serão sempre convidados a participar desta luta, que não tem nenhum tipo de fronteiras, sejam ideológicas, sindicais ou de adesão partidária.

Repudiamos e denunciaremos para todo o país qualquer tipo de intimidação a qualquer membro do Comitê UnB Livre ou a qualquer pessoa de nossa instituição. Reafirmando os termos do nosso Manifesto em Defesa da UnB, pedimos, sim, em alto e bom som, o imediato afastamento do Reitor e do Vice-Reitor e a realização de novas eleições, democráticas e paritárias. Nada há de nos impedir de discutir livremente e de atuar criticamente, em defesa de nossa instituição pública e dos interesses maiores de toda a sociedade.

Comitê UnB Livre, Brasília, 03 de abril de 2008


Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENIZO A COMUNIDADE DA UNB,ALUNOS,FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES PELO SURGIMENTO DESTE MOVIMENTO QUE CUMPRE UMA ETAPA DA VALORIZAÇÃO DA UNB DIANTE DESTES ESCÂNDALOS QUE TEM COMO CRIME DE RESPOSABILIDADE E DE PECULATO DO REITOR THIMOTY E SEUS ALIADOS COMO A FINETEC E OUTROS INTERESSADOS NESSE DESVIO DE MILHOES QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM DENUCIADO. A DEMOCRACIA QUE ELE TEM ARGUMENTADO PARA FICAR,NÃO DAR IMUNIDADE E NEM PASSE LIVRE PARA ASSOCIAR-SE A ESCANDADLOS. ESSE REITOR MERECE UM IMPCHEMENT JÁ.
PROCUREM A OAB E OFICIALIZEM ESTE PEDIDO COM AÇÃO POPULAR. Ass.Pai de aluno.