terça-feira, 29 de abril de 2008

Estudantes criticam

Movimentos Sociais
Estudantes criticam presidente do STF

Um grupo de alunos da Universidade de Brasília (UnB) foi ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) entregar uma carta ao presidente da Corte, Gilmar Mendes, reclamando de críticas feitas aos movimentos sociais pelo ministro. Mendes, que também é professor da UnB, criticou invasões de prédios públicos — inclusive a ocupação da reitoria da universidade por alunos, que exigiam a renúncia do então reitor, Timothy Mullholand — durante a primeira entrevista depois de tomar posse no cargo, na semana passada.

Na carta, os estudantes alegam que a lentidão do Judiciário é um problema muito mais grave que a ocupação da reitoria. “A denegação de justiça, a morosidade e a inércia por parte do Judiciário em defender os principais pilares do Estado democrático de direito são tão ou mais graves que a ilegalidade que vossa excelência atribui aos movimentos sociais, em especial ao da Universidade de Brasília, citado por vossa excelência em entrevista coletiva”, escreveram os alunos.

A carta também reclama do discurso de posse do ministro, quando ele cobrou do governo rigor ao lidar com movimentos sociais que agem “na fronteira da legalidade”. Os estudantes escrevem que, em vez disso, o ministro deveria ter defendido “a firmeza no julgamento de autoridades corruptas com foro especial”. O grupo entregou o texto à assessoria de Gilmar. Os estudantes não chegaram a pedir audiência com o ministro.

2 comentários:

Anônimo disse...

VIVA OS ESTUDANTES DA UNB!VIVA!VIVA!
Eu havia lido sobre as críticas do ministro Gilmar Mendes e fiquei maluca para lhe dar uma resposta...
os estudantes o fizeram por mim!
Este é o mesmo ministro, protegido de FHC, que mandou cortar os salários dos professores naquela greve e que o STF reverteu dizendo que ele estava errado! Imaginemos agora o que ele tentará fazer contra nós como presidente do Supremo...

Paraná disse...

Professora...Eu sou o Edemilson, um dos redatores da carta...ficamos muito felizes com seu comentário...se puder divulgue o máximo que puder...
somos da UEI - União dos Estudantes Independetes...um grupo quer repensar a UnB E próprio movimento estudantil..