sábado, 5 de abril de 2008

Boletim da ocupação e rádio on line dos estudantes


ESTUDANTES MANTÊEM UM BOLETIM E UMA RÁDIO online www.dissonante.org/
.
(entre neste site acima para ouvir AO VIVO os estudantes transmitindo da reitoria)
.
Data: 05/04/2008
Nota à imprensa

Ocupação da Reitoria da UnB
1º Boletim de ocupação da reitoria da Universidade de Brasília:

Quinta 3 de abril:

12h:
No dia 3 de abril de 2008, realizamos uma assembléia geral dos estudantes da UnB, iniciada ao meio-dia e que contou com aproximadamente 350 pessoas, onde discutimos questões sobre os escândalos da UnB, assistência estudantil, sistema de gestão educacional e várias outras questões que dizem respeito aos estudantes e a sociedade em geral. É importante ressaltar que professores e funcionários estiveram presentes.

13h30min:
Terminada a assembléia fizemos uma mobilização que começou na ala sul do Instituto Central de Ciências e percorremos todo o prédio chamando vários estudantes para se somarem ao ato. No ato utilizamos um caixão para simbolizar um cortejo fúnebre da administração superior da universidade, dirigindo-nos à reitoria.

14h
Chegando à reitoria encontramos pouca resistência e percebemos então a possibilidade de realizarmos uma ocupação, que foi decidida no momento de maneira espontânea.

A partir de então reafirmamos o caráter político e pacífico da ocupação para todos os estudantes que realizaram a entrada a qual foi um pouco agitada. Recomendamos então a todos os funcionários que se retirassem do local, porém vários deles permaneceram no local por livre e espontânea vontade.

Houve um princípio de confronto entre alguns manifestantes e seguranças da reitoria que tentavam impedir o acesso a algumas áreas do escritório. Algumas horas depois a reitoria, num ato completamente autoritário e desumano em que tentou minar a coragem e força dos manifestantes cortando a energia elétrica e a água do prédio, antes mesmo do início de quaisquer conversações.

Rapidamente a notícia da ocupação se alastrou pelo restante da UnB e os demais alunos e funcionários passaram a demonstrar seu apoio irrestrito à manifestação realizando uma concentração no térreo do prédio da reitoria, e nos ajudaram bastante com a logística e com os contatos externos, especialmente o de sindicatos, que nos ajudaram com a alimentação e água, e políticos ligados aos direitos humanos, buscando a restituição do fornecimento de água e energia. Vale lembrar que a presença desses estudantes no térreo da reitoria constituiu a ocupação de não apenas o escritório da reitoria, mas também de boa parte de todo o prédio.

.
No restante do dia organizamos a ocupação, fizemos agitação política, debates, assembléias e buscamos obter a volta da água e da energia, deliberamos inclusive que isso seria condição essencial e básica para que iniciássemos quaisquer tipos de negociação. Montamos também um sistema alternativo de abastecimento de água potável e comida, registre-se que a chuva que caiu pela noite nos ajudou muito, pois utilizamos baldes para captar esta água e a utilizamos em muitos momentos da ocupação.

Segundo dia de ocupação, sexta 4 de abril:

Após uma noite inteira de vigília e espera onde os estudantes reforçaram sua ligação e estreitaram os ideais que os moviam a realizar a ocupação simbólico da reitoria, foi realizada pela manhã algumas assembléias, nas quais foram debatidos temas como o Reuni, as Fundações de direito privado ditas “ de apoio” e aprofundamento do debate dos nossos pontos reivindicatórios.

Pela tarde realizamos outras assembléias, assim como a ocupação do térreo também realizou assembléias e agitação política, e a cada momento o número de participantes aumentava ao mesmo tempo em que aumentava a agitação entre os ocupantes do escritório.

Por volta das três horas da tarde foi entregue um documento de reintegração de posse aos manifestantes. Nesse documento constava que o prédio deveria ser desocupado em uma hora e que a cada hora de descumprimento da medida seria cobrada uma multa de R$ 5000 por hora. Além disso, caso os manifestantes não desocupassem o prédio a polícia estava autorizada a usar de força para retirá-los. Ao mesmo tempo em que aumentava a movimentação das forças policiais fora do prédio, dentro do prédio acontecia o teste de fé dos manifestantes onde mesmo com toda a pressão psicológica reafirmamos nossa disposição de luta e decidimos resistir pacificamente a qualquer tentativa de desocupação.

Percebendo a disposição dos ocupantes as forças repressivas desistiram de qualquer tentativa de agressão. A chegada de várias notícias tranqüilizadoras demonstrou aos manifestantes que eles não se encontravam sozinhos na luta. Como por exemplo, o apoio de várias entidades estudantis de todo o Brasil à ocupação realizada e também a notícia de que o presidente Lula não apoiava as atitudes de Timothy e que ele deveria resolver o problema de qualquer forma. Logo após recebemos a confirmação de apoio de importantes políticos nacionais como o senador Cristovam Buarque, Reguffe, Erica Kokay e Auguso Carvalho os quais realizaram as conversações necessárias para a religação da energia elétrica e da água. Ocorreu uma reunião entre o grupo político e os ocupantes da reitoria onde os políticos deixaram bem claro a autonomia do grupo e de que eles deveriam ser firmes em sua negociação e de que não deveriam abrir mão de suas reivindicações sendo que é ponto pacífico entre os manifestantes de que a saída definitiva do Reitor e do vice-reitor não são pontos negociáveis.

Durante a madrugada os manifestantes realizaram várias atividades como a transmissão on-line de uma rádio (no endereço www.dissonante.org, com o nome Ocupação UnB 2008), atualização de blogs, fotologs, mostra de filmes políticos e culturais assim como a redação deste boletim informativo.

Ocupa! Ocupa! Ocupa e resiste!

contato - ocupacaounb@gmail.com

Nenhum comentário: