sexta-feira, 11 de abril de 2008

CONSUNI hoje ...e o golpe de 2007 (na UnB)

Decreto No. 12/2007 é derrubado no CONSUNI
.
O CONSUNI se reuniu para deliberar sobre questões relacionadas à atual crise. Já no início da reunião, foi anunciada a regovação do famigerado Decreto No. 12/2007, promulgado pelo ex-reitor, que dava amplos poderes ao reitor na administração da UnB, passando por cima de sua instância superior, o CONSUNI. Este golpe foi denunciado em primeiro lugar neste Blog.
.
O Conselho Diretor da FUB, em reuniões nos dias 28 de junho e 04 de julho de 2007, decidiu, mediante o decreto de número 12 de 2007, sem que tivesse passado pelo Consuni (órgão máximo de deliberação da Universidade de Brasília, que, em seu Artigo 12, parágrafo I, estabelece que a ele compete “formular as políticas globais da Universidade”), “Instituir o Programa de Modernização da Gestão da Fundação da Universidade de Brasília (FUB) com o objetivo de dar maior eficiência, agilidade e transparência ao processo de administração da Fundação e dos órgãos que a integram.
.
O Comitê UnB Livre já havia se manifestado sua preocupação (veja carta do Prof. Michelangelo Trigueiro - aqui) sob este novo ordenamento administrativo na UnB, absolutamente anti-democrático. O Decreto 012/2007 concentrava poderes absolutistas na figura do reitor. A vitória de hoje deveu-se à intensa luta dos três segmentos da universidade, os quais compõem o UnBLivre. O peso estudantil no despertar do CONSUNI é inquestionavelmente o mais significativo. Ainda há muito o que caminharmos para a UnB dar um grande passo sócio-acadêmico. Na próxima semana o CONSUNI reune-se novamente.
. .
Em Tempo:
.
Correioweb, 11/04/2008 (19h42)
.Conselho Universitário da UnB adia discussão sobre afastamento de reitor
.
Permanece o impasse na Universidade de Brasília, onde há mais de uma semana cerca de 400 estudantes se revezam na ocupação à reitoria em protesto à atual direção da instituição. Em reunião na tarde desta sexta-feira, o Conselho Universitário da UnB não chegou a um consenso sobre a permanência do reitor Timothy Mulholland. A desocupação definitiva do prédio está condicionada à renúncia de Timothy, além da saída do vice-reitor Edgar Mmamiya e de cinco decanos. Em uma discussão marcada por polêmicas e opiniões divergentes sobre a possível substituição, a decisão ficou adiada para a próxima quarta-feira.
.
O vice-reitor reagiu com veemência à posição dos estudantes que pedem também a sua saída. "Nenhuma decisão do conselho pode destituir nenhum membro da administração. Se nós insistirmos, vamos estar desrespeitando o conselho", afirmou. Para ele, a pressão imposta pelos estudantes deixou o âmbito político e tornou-se uma questão pessoal. "Eu me recuso discutir situações que não produzam resultados", afirmou.
.
O Conselho Universitário da UnB é formado por 79 membros e presidido pelo reitor. Com o afastamento de Timothy, Mamiya assumiu a função. O órgão é composto por professores, integrantes do comando da universidade, técnico-administrativos e estudantes. De acordo com a assessoria da UnB, o conselho não tem poder para afastar o reitor nem o restante de sua equipe, mas pode pedir a abertura de inquérito para apuração das denúncias.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

a dúvida que paira: pode ou nao o consuni destituir reitor e decanos? "De acordo com assessoria da UnB, o conselho não tem poder para afastar o reitor nem o restante de sua equipe mas pode pedir a abertura de inquérito para apuração das denúncias."