quarta-feira, 9 de abril de 2008

Moção de apoio aos estudantes da UnB


Professores, leiam com atenção a mensagem que anexei abaixo, postada por um estudante: ela é absolutamente essencial para todos, sobretudo para aqueles que não estão no "chão da universidade" possam sentir o que realmente se passa no coração digno e generoso dos estudantes - QUE MAIS MUMA VEZ ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA NA UnB.
Não imaginem, nem por um momento, que eles poderão ser derrotados pelo autoritarismo, pela intimidação, pela arrogância, por argumentos falaciosos, manobras sórdidas ou quaisquer dos meios de que sempre lançam mão os poderosos quando se vêm ameaçados em seus "podres poderes". Se a polícia não foi abjetamente lançada para cima dos estudantes, é porque o sentido de moralidade e dignidade humana da sociedade e da "opinião pública" brasileira está do nosso lado.
A instauração de uma ditadura na UnB, ancorada no poder material, com a omissão e a cumplicidade da base de apoio ao reitor no Consuni (vejam os ignominiosos atos do reitor de 09 de julho de 2007, que abolem o poder dos conselhos e colegiados da universidade e concentram todos os poderes em sua figura, que começa a ser identificada com a de Hitler e de outros sociopatas semelhantes pelos estudantes) está sendo derrotada dentro e fora da universidade. Se quem está sendo acuado pela sociedade e pela força avassaladora de nossa luta ainda ousar uma última manobra para lançar os professores contra os estudantes - possivelmente a última cartada de que ainda dispõe o esquema de poder instalado na UnB -, a Universidade de Brasília estará definitivamente desmoralizada e estigmatizada aos olhos da sociedade brasileira.
Não podemos permitir que isso aconteça. Os professores perderiam todo o respeito dos estudantes - e isso, sim, é a maior de todas as tragédias que pode ocorrer a uma universidade.
Não tenham dúvidas quanto a isso: a maioria esmagadora dos estudantes e da opinião pública apóia nossa luta. Cabe agora aos professores de nossa UnB compreenderem a verdadeira dimensão e significado histórico do que está se pássando e demonstrarem, com toda sua dignidade, que ainda não perderam o sentido mais elementar da moralidade, da ética e da justiça. O belo caminho vitorioso que foi aberto pelos mestres-estudantes e agora se abre para nós, professores, nos convida a nos juntarmos aos estudantes e aos funcionários, com toda a nossa inteligência e todas as nossas melhores energias, para começarmos a construir, coletivamente uma nova UnB - que será de todos e para todos nós!!!
hasta la victoria, siempre.
Rodrigo Dantas. Chefe do Departamento de Filosofia da UnB, eleito pelo voto universal.


Assunto: Moção de apoio aos estudantes da UnB Queridos colegas e companheiros de luta! Em nossa UnB, a muito tempo não se via um movimento como esse. Ontem a reocupação por parte dos estudantes e a presença de tantos na assembleia foi uma mostra de que nós não nos rendemos à corrupção, ao autoritarismo e ao descaso em relação a nossa universidade. Grito aqui um protesto, repudiando a ação dos seguranças da reitoria, sim, eles cumprem ordens, mas deviam no mínimo respeitar os estudantes, sendo que estes são praticamente os únicos que estão lutando para que haja mudança no quadro atual da UnB. É triste ver que á vários professores e funcionários defendendo o reitor por deverem favores a ele, eles não são dignos de estarem na Universidade de Brasília. Aos que criticam a ação dos estudantes, peço para reverem sua posição. Em um país onde poucos reinvidicam seus direitos, deveríamos ficar felizes de vermos tantos estudantes realizando um grande movimento, organizado e politizador, para proteger o dinheiro público e a nossa universidade da corrupção, do autoritarismo e do descaso. Para frente estudantes!!! Resistam!!
Thiago V. Marques
Mestrando em Filosofia pela UnB
"Sábio é quem morre para deixar Deus viver em si!" (Chiara Lubich) http://blogdothiagodf.blogspot.com/

Nenhum comentário: