terça-feira, 9 de setembro de 2008

VENHA DAR AULAS PROFESSOR TIMOTHY!


"Onde está Timothy?

Há três meses, uma mesma pergunta paira sobre a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB): por onde anda Timothy Mulholland? O ex-reitor se afastou da universidade em 11 de abril com um pedido de licença médica não remunerada, com duração de 60 dias. Três dias após o afastamento, ele renunciou ao cargo de reitor. Mas a licença venceu em 2 de junho e Mulholland não foi mais visto pelos corredores da UnB.

Após haver renunciado ao cargo, Mulholland — que é professor do Instituto de Psicologia (IP) — deveria ter voltado para a sala de aula com o término da licença. Os professores da UnB não batem ponto, mas assinam uma folha onde atestam que cumprem a carga horária na universidade. Nos relatórios do IP, consta o nome do ex-reitor. Segundo os registros, ele esteve na universidade entre 3 de junho e 10 de agosto, quando saiu em nova licença, desta vez remunerada. As aulas do segundo semestre de 2008 começaram em 11 de agosto.

Licença especial
A época do retorno de Mulholland coincide com as férias na instituição de ensino e, por isso, ele não foi visto pelos alunos. O secretário de Recursos Humanos da UnB, Afonso de Souza, não sabe dizer se o professor chegou a executar projetos para dar aula ou se apenas envolveu-se em pesquisas no tempo em que foi à universidade — o que faz parte do trabalho de um docente universitário. Souza também não soube informar por quanto tempo o ex-reitor ficará afastado. “A licença especial pode ser de até seis meses. É a antiga licença-prêmio, aquela que era direito de todo funcionário público até 1990, a cada 10 anos de trabalho. Timothy tirou a sua referente ao período de 1976 a 1989. É um direito adquirido”, explicou o secretário. “Não chegou nenhuma ordem da Justiça para não concedermos licenças para ele”, argumentou.

O advogado do ex-reitor, Aldo de Campos Costa, afirmou que seu cliente está em Brasília e que saiu de licença para tratar de assuntos pessoais. Costa não explicou quais. Alunos de psicologia cobram o retorno de Mulholland para a sala de aula. “Qual o critério para darem para ele essa bolsa remunerada? Normalmente, ela é dada a professores na ativa que se licenciam para fazer pós-doutorado, por exemplo. Mas ele estava na administração da universidade e não em uma classe”, comentou um estudante que não quis se identificar. (GR) "
Correio Braziliense de hoje (9/9)



Um comentário:

Anônimo disse...

Numa Universidade, ou você é Estudante, ou é Funcionário, ou é Professor.
Emenda: Fica criada a categoria Timothy, genus Muhollandrinus.