domingo, 21 de setembro de 2008

O que será que será


Muitos contestadores da gestão do ex-reitor processado, que se tornaram críticos da chapa 73, foram humilhados e ameaçados com processos administrativos e cíveis ao longo desses anos todos. Pessoas sérias, honestas e preocupadas com o bem público. Pessoas que não se calaram no confronto com a truculência do poder. Os nossos detratores são tão covardes que mesmo não tendo poder algum que não seja sobre as nossas próprias idéias, somos ameaçados.

Diariamente somos desprezados em nossas reivindicações e em nossos questionamentos. Há ofensas veladas e correm as mais abjetas inverdades a nosso respeito. Esse processo degradante não se iniciou na renuncia do ex-reitor processado. Esse processo é antigo e cotidiano.

Vivemos atravessando precárias pontes preênseis de um caminho que não foi e nunca será o mais cômodo.

Com uma possivel vitória da chapa 73, estaremos vaticinados ao ostracismo na forma de sermos ignorados como expressões legítimas de um grupo que ousa pensar diferente?

A perseguição dentro da instituição por indivíduos rancorosos (e como os há!) será o nosso cotidiano?

As opções de pressão e de degradação são muitas. Espera-nos o cerco moral de nossas esperanças. Embora estejamos acostumados a viver a “pão-e-água” em um ambiente hostil, acredito que viveremos um mundo na instituição pior do que já vivemos com um retorno da chapa 73 ao comando da UnB. Por essas poucas e suficientes razões acredito que a chapa 73 nunca foi a melhor opção para a reitoria.

Não nos calaremos à mistificação e ao fetichismus da "excelência acadêmica" dissociada da humanização e da democracia na UnB.


Esse texto é de autoria de Vanner Boere Souza e não reflete necessariamente a opinião do Coletivo UnB Livre.



Em tempo: em resposta ao anônimo , os termos "metralhas" e "petralhas" se referindo às chapas concorrentes são engraçados, um bom jogo de palavras. Mas se levado a sério, é muito generalizante e não concordo. Há bons e maus cidadãos em ambas as chapas. Quanto ao meu voto no segundo turno, embora encontre contradições na Chapa 76, ainda assim é uma chapa que confio mais do que a outra chapa.

Vanner

Um comentário:

Anônimo disse...

prof. Vanner o senhor apoia os Metralhas 73 ou os Petralhas 76? O senhor ainda não declarou o seu voto do segundo torno?