sábado, 6 de setembro de 2008

A CORRUPÇÃO E AS VENDAS NOS OLHOS


Matéria de capa do Correio Braziliense de hoje (6/9), traz o resultado de uma investigação do desvio de verbas na UnB. Clique abaixo para ver.


A matéria, escrita a partir de um relatório de auditores internos da FUNASA, atribui a responsabilidade direta de ALEXANDRE LIMA e do própio ex-reitor TIMOTHY MULHOLLAND, do desvio de 5 milhões de reais. Lembre-se, Timothy nomeou Alexandre Lima ao cargo que ocupava e declarou serem amigos há mais de 20 anos. Estão envolvidas outras pessaos no desvio de verbas, um esquema que era bem organizado, incluindo empresas de fachada. Esse tipo de ação criminosa organizada é caracterizada no Código Civil como "Formação de Quadrilha", o que não é novidade pois o Ministério Público já havia denunciado e caracterizado o esquema, entre outros ilícitos.

O Coletivo UnB Livre poderia expressar em longos textos sobre toda a sua indignação, com várias indagações, desta hecatombe moral e legal na UnB. Em nome da síntese e respeito à inteligência de nossos leitores fazemos as seguintes colocações:

1. Onde , como e quando está o processo administrativo para apurar os fatos e punir, caso seja necessário, os responsáveis dentro da UnB? Já não há provas suficientes?

2. A Reitoria Pró-tempore precisa dar uma satisfação à comunidade sobre a situação laboral do ex-reitor, dos docentes e de outros funcionários envolvidos. Por exemplo, estes servidores estão cumprindo os 8 (oito) créditos obrigatórios em salas de aula? estão licenciados? O silêncio parece conivência ou omissão.

3. A maior parte dos apoiadores da Chapa 73 e os seus candidatos (Prof. Comendador Márcio Pimentel e Profa. Sônia Báo) pertenceram e formaram a massa da administração que apoiava o ex-reitor. Foram seus defensores de primeira linha. Este mesmo grupo expõe sem pudor as etiquetas de propaganda da chapa coladas em seus vestuários e salas. Sabendo que as benesses e facilidades que a ex-administração Timothy forneceu aos seus apoiadores, baseadas em parte nas verbas desviadas, existe algum comprometimento destes apoiadores com os desvios?? Serviram-se de benesses como coquetéis, jantares, homenagens, viagens e presentes? Sabiam da ocorrênca dos ilícitos? Em que profundidade? A comunidade da UnB precisa de uma explicação pública, transparente e inequívoca.

4. Não seria interessante que o Ministério Público, com o acesso aos depoimentos dos envolvidos, não esclarecesse definitivamente o envolvimento de cada membro da ex-administração e de seus apoiadores, salvaguardando os inocentes?

4. A bem da verdade, este coletivo esteve desde sempre indignado com essas falcatruas na UnB. O Coletivo UnB Livre se postou ativamente contra os ilícitos e se expôs de forma moralmente corajosa contra este esquema vicioso.

Dos atuais candidatos à reitoria, é importante resgatar o relato de que no início da formação desse coletivo, o Prof Michelângelo Trigueiro foi o único que se manifestou publicamente, inclusive com o risco da sua integridade física, contra os supostos quadrilheiros.

Ainda como resgate da história, a grande massa que apóia a chapa 74 (Prof. Jorge Antunes e Profa. Maria Lúcia Baiana) esteve presente nos acontecimentos de abril, como a ocupação da reitoria, a luta pela paridade e redemocratização da UnB. Uma luta que continua.

Esse blog tem se postado destemido, desprovido de ambições personalistas, desde o início contra os ilíctos, o esquema de desvio de verbas e o assédio moral dentro da UnB. O assédio continua com tons surrealistas e graves (nessa semana que começa, apresentaremos algumas histórias terríveis).

Alguns candidatos(as) a reitor foram obrigados a tirar as vendas dos olhos para enxergar os fatos aterradores dentro da academia. Porém, esses mesmos candidatos(as) têm se mostrado omissos em enfrentar claramente a ilegalidade dos fatos. De forma ladina, deixam que um blog como esse se manifeste, tirando vantagens da falta de "radicalismos", posando de "sábios e equilibrados pensadores da UnB do futuro".
Não podemos pensar outra coisa, em consoante com a comunidade universitária desapegada à vaidade, que esses candidatos não passam de oportunistas travestidos de democratas.

Nenhum comentário: