terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sobre as eleições para reitor da UnB

Saiu no Correio Braziliense de hoje:
Ensino superior

Campanha para reitor ganha câmpus da UnB

Candidatos participam hoje de debate na Universidade de Brasília. Para conquistar eleitores, apostam na internet e no corpo-a-corpo

Elisa Tecles
Da equipe do Correio

A duas semanas da eleição que definirá o novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), os seis candidatos ao cargo disputam a preferência entre estudantes, servidores e docentes. A disputa começou no último dia 20. Estratégias de propaganda e corpo-a-corpo com os eleitores continuam até 16 deste mês, véspera do início do primeiro turno. Alunos, professores e funcionários — excluindo os aposentados, terceirizados e alunos especiais — poderão votar entre 17 e 18 de setembro. Os reitoráveis participam do segundo debate hoje, no auditório Joaquim Nabuco, no prédio da Faculdade de Direito, às 18h. Todos estão convidados a assistir às discussões.

A figura do professor da Faculdade de Ciências da Saúde Volnei Garrafa está estampada nos murais das alas Sul e Norte do Instituto Central de Ciências (ICC), no câmpus do Plano Piloto. Uma das estratégias do candidato é a divulgação de cartazes com nome e número da chapa que encabeça. Além disso, ele usa a internet e visita setores da instituição para defender suas propostas. “O mais importante é conversar com as pessoas. Trabalho com três pontos fundamentais, o da transparência, da humanização e da excelência acadêmica”, comentou. Segundo o professor, as despesas da campanha são com impressão em gráficas e assessoria de imprensa. O limite de gastos e receita das chapas é de R$ 10 mil.

A chapa do professor Jorge Antunes eliminou os cartazes em favor da diminuição da poluição visual. “Estamos dando prioridade a visitas em salas de aula”, argumentou. Antunes adianta que, se eleito, vai propor a criação de um novo estatuto para a UnB. Michelangelo Trigueiro também aboliu cartazes e faixas. Ele quer criar um projeto estratégico para os próximos anos da UnB. “Vamos recuperar as condições de trabalho, fazer um mutirão de obras de recuperação da estrutura e estimular a formação acadêmica do estudante”, adiantou. Até agora, o único gasto que o professor teve foi com a hospedagem de um blog na internet.

Intercâmbio
A professora Maria Luísa Ortiz tem como lema democracia, transparência e criatividade. “Temos visitado os alunos nas salas de aula porque acredito que este é o momento de intercâmbio de idéias e de ouvir o aluno”, afirmou. Segundo ela, o que eles mais pedem é assistência estudantil, gratuidade aos cursos de línguas, aumento das bolsas permanência e uma nova Casa do Estudante. A verba da candidata será gasta em material publicitário.

O reitorável Márcio Pimentel quer recuperar a infra-estrutura dos prédios da universidade. “Estamos voltados tanto para o ensino, quanto a pesquisa e a extensão. Apoiamos a expansão da universidade pública e o aumento do número de vagas com condições de trabalho para o professor”, disse. A equipe do Correio procurou o candidato José Geraldo de Sousa Júnior ontem, mas não conseguiu localizá-lo.

Após anos de reivindicações, os estudantes e funcionários conseguiram a paridade no peso dos votos — a proporção é de um terço para cada segmento. Antes, a opinião dos docentes valia 70% do total. Alunos e funcionários repartiam os 30% restantes, sendo 15% para cada. É permitida a distribuição de panfletos nas áreas públicas da UnB. Carros de som ou megafone para propaganda estão proibidos.


Colaborou Teresa Cunha

As chapas

Confira quem são os candidatos a reitor e a vice-reitor da UnB e as principais propostas apresentadas na campanha:



A UnB que nós queremos
Jorge Antunes, professor do Departamento de Música
Vice: Maria Lúcia Pinto Leal, professora do Departamento de Serviço Social

Propostas:
  • Instalar o Congresso Estatuinte para escrever o novo estatuto da UnB e modificar a formação dos conselhos e colegiados, aumentando a participação dos estudantes.

  • Reformar a assistência estudantil, criar creche para filhos de alunos e ampliar da Casa do Estudante Universitário (CEU).



  • UnB século XXI
    José Geraldo de Sousa Júnior, professor da Faculdade de Direito
    Vice: João Batista de Sousa, professor da Faculdade de Medicina

    Propostas:
  • Gestão Compartilhada baseada na transparência. Criar um Portal da Transparência com acesso a prestação de contas da universidade.

  • Readequar os espaços físicos da UnB, comprar equipamentos e móveis necessários às atividades. Incentivar o intercâmbio com outras universidades.



  • Compromisso com a UnB
    Márcio Pimentel, professor do Instituto de Geociências
    Vice: Sônia Bao, professora do Instituto de Ciências Biológicas

    Propostas:
  • Recuperar a infra-estrutura dos prédios, em especial a do ICC

  • Apoiar o servidor com programas de formação de pessoal do nível técnico à pós-graduação

  • Expandir a universidade: aumento do número de vagas com condições de trabalho para o professor.



  • Agora Vai
    Maria Luísa Ortiz Alvarez, professora do Instituto de Letras
    Vice: Inês Maria Marques Almeida, professora da Faculdade de Educação

    Propostas:
  • Abrir a Biblioteca Central 24 horas por dia

  • Incluir o café-da-manhã nas refeições oferecidas no Restaurante Universitário

  • Criar uma linha de ônibus dentro do câmpus para os funcionários se locomoverem.



  • UnBviva
    Michelangelo Trigueiro, professor do Instituto de Ciências Sociais
    Vice: Paulo Ramos Coelho, professor da Faculdade de Educação

    Propostas:
  • Fornecer créditos por experiências fora da sala de aula, como intercâmbio e pesquisa

  • Construir um parque tecnológico, o Centro de Convivência, o Museu Interativo de Ciência e Tecnologia, cinco novos prédios na Casa do Estudante Universitário (CEU) e prédios para moradia de funcionários.



  • É agora UnB
    Volnei Garrafa, professor da Faculdade de Ciências da Saúde
    Vice: Ricardo Caldas, professor do Instituto de Ciência Política

    Propostas:
  • Ter responsabilidade e transparência na aplicação dos recursos da universidade

  • Construir um centro de vivência com livrarias, alimentação e área de lazer.

  • Melhorar a infra-estrutura para colocar a UnB entre as três melhores instituições do país

  • Criar um memorial dos pioneiros da UnB.


  • Memória
    Chuva de denúncias

    A escolha do novo reitor da UnB é conseqüência da saída antecipada de Timothy Mulholland, último reitor eleito pela comunidade acadêmica. Em novembro deste ano, ele completaria o segundo dos quatro anos de mandato. Desde 2007, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) investigava os gastos da universidade e de suas fundações, como a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Finatec). Os promotores denunciaram em janeiro último que a Finatec havia liberado R$ 470 mil — dinheiro destinado à pesquisa — para a decoração do apartamento funcional ocupado por Mulholland.

    Como protesto pelas denúncias de abuso de recursos públicos, estudantes invadiram a reitoria da instituição em 3 de abril deste ano. Começou ali uma ocupação que duraria 15 dias. Alunos passaram dias e noites acampados nas dependências do prédio. O reitor e o vice-reitor cederam às pressões e deixaram os respectivos cargos. Mulholland e o decano de Administração, Érico Paulo Weidle, foram denunciados à Justiça Federal por improbidade administrativa. Em 15 de abril, Roberto Aguiar foi nomeado reitor temporário da instituição, com o objetivo de organizar a transição para o próximo reitor eleito. Os estudantes conquistaram a paridade nas eleições — cada um dos três segmentos (alunos, professores e funcionários técnico-administrativos) representará 33% do total de votos.




    Editor: Samanta Sallum // samanta.sallum@correioweb.com.br
    Subeditores: Ana Paixão, Roberto Fonseca, Valéria Velasco
    e-mail: cidades@correioweb.com.br




    QUEM FAZIA PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DO TIMOTHY?
    PROF. MARCIO PIMENTEL, DA CHAPA 73

    QUEM DEFENDEU TIMOTHY E A FINATEC, ARTICULANDO REUNIÕES PARA PUBLICAR UM MANIFESTO DE APOIO?
    PROFA. SÔNIA BÁO, DA CHAPA 73.

    QUEM NÃO SE MANIFESTOU PUBLICAMENTE CONTRA AS IRREGULARIDADES E O ESCÂNDALO MORAL DO APARTAMENTO DE LUXO E SEU LIXO LOGO QUE FOI NOTICIADO? PROF. JOSÉ GERALDO E PROF. JOÃO BATISTA DA CHAPA 76; PROF. VOLNEY GARRAFA E PROF. RICARDO CALDAS DA CHAPA 75; PROFA. MARIA LUIZA ALVAREZ E PROFA. INES MARIA DA CHAPA 71.

    QUEM MARCHOU CONTRA A OCUPAÇÃO DA REITORIA? PROFA. MARIA LUIZA ALVAREZ DA CHAPA 71.

    QUEM VOTOU CONTRA A PARIDADE NO CONSUNI? PROFA. SÔNIA BÁO, DA CHAPA 73.

    Nenhum comentário: