domingo, 1 de junho de 2008

Ronaldinhos & Timothy




O comentario de Affonso Romano de Sant' Anna no Correio Braziliense de hoje (clique aqui para ler), é uma crônica sobre o papel de empresas especializadas em limpar a imagem de notáveis, no caso os dois Ronaldos, brasileiros, jogadores de futebol. Escreve o escritor que a imprensa espanhola tem observado que o antes sóbrio Ronaldinho tem aparecido mais pesado nos jogos, estando acima do peso e com pouca disposição aos treinos. Atribui-se aos excessos de gandaia. Com o outro Ronaldo, é desnecessário falar do escândalo com travestis. Empresas estão trabalhando para que ambos se tornem mais palatáveis ao público, afinal carregam milhões de euros em suas imagens como personagens-propaganda. O Ronaldo, mesmo vasectomizado, aparece imediatamente como candidato a ser pai novamente e em fotos sorridente ao lado da "noiva" uma semana após o imbróglio.
O ex-reitor Timothy, que movimentava centenas de milhões de reais e portanto, representava interesses diversos na UnB, alguns bastante distantes dos objetivos da Instituição, tenta limpar a sua imagem, colocando a culpa em seus auxiliares, na mídia, nos interesses eleitoreiros, nos esquerdistas, etc. A estratégia é inculcar na mente das pessoas a teoria da conspiração de um sujeito oculto, não indentificado e com interesses pelo poder escusos. Algumas vezes, vozes raivoas dão o nome deste sujeito aos professores ligados à contestação dentro dea Instituição.
No backstage costura-se um esquema profissional, com gente de mídia trabalhando full-time, com servidores pedindo licença para entrar em campanha eleitoral e ganhar a qualquer custo a reitoria nas próximas eleições.
Ao mesmo tempo, o timotismo fomenta engenhosamente a ambição de candidatos à reitoria, em campanhas impulsivas e desqualificadas pelo apoio pífio nos três segmentos da UnB.
Estima-se que o custo da campanha será alto, muito alto. O ganho da reitoria pelo ex-reitor Timothy (ou seu testa-de-ferro), será o gende salto por cima de um homem público cuja imagem está indelevelmente marcada pela incompetência e suspeitas no gerenciamento da coisa pública. A acreditada vitória do Timotismo pelos seus asseclas, será uma vitória localizada e endogâmica. Não trará repercussões vantajosas para a Instituição no Brasil e no mundo. Será uma vitória de Pirro. Será um grande passo para o descrédito absoluto de uma Instituição chamada Universidade de Brasília.

Nenhum comentário: