sexta-feira, 27 de junho de 2008

Definida a paridade...de araque

Do site da UnB:

27/ 06/ 2008 - UNIVERSIDADE

Consuni define fórmula para eleger reitor

Peso das categorias será calculado com base no total de eleitores aptos a votar, sem estabelecimento de quórum mínimo

Rodolfo Borges - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) definiu, na tarde de sexta-feira, 27 de junho, a fórmula que vai reger a próxima eleição paritária para reitor da instituição.
O cálculo do peso de cada segmento será feito levando em conta o total de eleitores aptos a votar, método aprovado por 27 votos a favor, 24 contra e 5 abstenções.

A fórmula geral estabelece que serão somados os valores da votação da chapa junto ao segmento multiplicados por seu respectivo peso (33%, já que a eleição é paritária).

A fórmula de peso escolhida, portanto, é dada pelo total global de eleitores aptos a votar dividido pelo total de eleitores do segmento aptos a votar. Esse valor é dividido por 3 e equivale ao peso do segmento.

A proposta apresentada inicialmente pela comissão responsável por elaborar as regras da eleição estabelecia quorum mínimo de 10% para que o peso dos segmentos fosse calculado, dispositivo que foi abolido pelo Consuni, deixando o artigo 30º com parágrafo único na redação final.

Na prática cada voto estudantil equivale a 1/30000, de professor equivale a 1/1800 e dos funcionários 1/2500.

Ou seja, cada voto de professor vale aproximadamente 20 vezes mais do que cada voto de estudante.

UMA GRANDE MANOBRA ELEITOREIRA COSTURADA PELOS e PARA OS TIMOTISTAS !


Nenhum comentário: