domingo, 25 de maio de 2008

Furto de carros nas universidades de Brasília


Nos estacionamentos da UnB ocorrem mais furtos de carros no DF.
A segurança de alunos, funcionários, professores e visitantes deve ser uma das pautas em que o reitor ou reitora que for eleito, deverá deixar claro para a comunidade. Não adianta somente a retórica "vamos realizar um plano"; esta frase já ouvimos durante 14 anos. Quem vier já deve ter uma proposta. Afinal, o problema da segurança é crônico e com um altíssimo custo material e emocional.

O Correio Braziliense aborda o problema: veja abaixo.
"A primeira reação é engolir em seco. Logo vem um frio na barriga, um arrepio na espinha e a dúvida de ter largado o carro no espaço agora vazio. Não adianta olhar em volta e circular pelo estacionamento. Aos poucos, a verdade aparece (e só ela): o veículo desapareceu. E você foi vítima de um furto. Só quem teve um bem próprio levado por assaltantes entende a sensação de insegurança ao voltar de um compromisso e não encontrá-lo. Em Brasília, o crime tem endereço: as portas das universidades pública e particulares.

Levantamento da Delegacia de Repressão a Furto de Veículos (DRFV) revela que pelo menos um veículo some por dia das vagas públicas de faculdades do Plano Piloto e de Taguatinga. Os dados também apontam pela primeira vez a atuação de bandidos especializados em instituições como Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) — todas nas asas Sul e Norte — e Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul. "

O que a ADUnB pode fazer pelos professores? A nova diretoria a ser empossada tem algum tipo de posicionamento sobre a segurança dos seus sindicalizados?

Nenhum comentário: