quinta-feira, 8 de maio de 2008

As opiniões retrógradas do Prof. Nascimento - Chapa 1

Veja aqui a carta do Prof. Nascimento.

Uma visão retrógrada da realidade.

Diz o douto professor que a PROFA. RITA SEGATO tem uma visão romantizada do movimento estudantil. O professor quis passar a idéia de que "as mulheres são românticas", no que haveria de pejorativo nisso: que as mulheres sonham, deliram, estariam distanciadas da realidade, das questões importantes que somente podem ser resolvidas pela razão de um mundo masculino. A armadilha desta frase é o preconceito escamoteado pela pretensa douta opinião de um "senhor" da razão. A opinião expressa pela Profa. Rita não é pessoal, é de todo o coletivo UnB Livre e Alternativa UnB. O método científico é rigorosamente crítico e autocrítico. A maturidade científica da Profa. Rita Segato é facilmente verificada: pesquisadora 1A do CNPq. A tentativa preconcituosa de desqualificar a Profa. Rita Segato é no mínimo sórdida.


Diz o douto mestre quanto à ocupação da reitoria pelos estudantes: "O primeiro desses vícios é uma intransigência e um autoritarismo que, mesmo descontando o natural ardor juvenil, não podemos deixar de levar
em conta. Ocupar uma reitoria em pleno regime democrático, quando
existem diversos meios de protesto, já é uma atitude que no mínimo
deve ser encarada com cautela."

Os estudantes são intransigentes e autoritários? Quem negociou e quis a negociação desde o início da ocupação? Quem colocou uma centena de vigilantes no CONSUNI que impôs a farsa da "paridade" 70/15/15? Em que regime democrático não existem protestos, ocupações de prédios e passeatas? Na Suécia, na França, na Alemanha, na Espanha....existe pelo menos um por semana. Nos países "democráticos" da Líbia, da Arábia Saudita, da China e da Coréia do Norte não existem protestos e nem invasões de prédios. Aliás, até existem, mas acabam com centenas de presos, feridos e mortos. Esta é a democracia que o professor da chapa 1 defende? Estes países são os modelos sem protestos do professor ? Sem movimento. Sem contestação e meios legítimos de ocupar espaços.

"... mas passou todo o tempo de uma reivindicação a outra, da saída do reitor ao congresso estatuinte, deste para a paridade, etc., etc, sem transigir em nada".

A DEMOCRACIA PODE TRANSIGIR? PODE DAR ESPAÇO À MENOS CORRUPÇÃO, A MENOS ILEGALIDADE, A MENOR MORALIDADE? OU A DEMOCRACIA TEM QUE SER PLENA? PELO QUE LUTAVAM AQUELES ESTUDANTES SENÃO PELA PLENA DEMOCRACIA NA UNB?

"Os professores, ao contrário da opinião vigente, demonstraram uma posição muito mais madura em todo o "affair" Timothy."
AFFAIR. Definição: negócio, assunto, questão; acontecimento, incidente, aventura amorosa. O pudico professor refere-se ao escândalo nacional, à desastrosa e suspeita administração do ex-reitor como um caso de somenos importância. Subdimensiona, na esfera atômica da moralidade que rege os seus valores e na indigência intelectual da compreensão do fato histórico que vivenciamos, as profundas mudanças que se iniciaram.
Os professores foram guindados da condição de expectadores impotentes ou coniventes, à atores coadjuvantes, essa é a verdade dos fatos. A força da opinião pública foi representada legitimamente pelos estudantes, mais próximos das massas e destituídos de qualquer pedestal de saber excepcional. Os professores foram conclamados à luta pela moralidade e pela redefinição de paradigmas da República de Saló que se instalou na UnB. Muitos professores foram empurrados, alguns a contragosto, para o cenário político e para assumirem uma postura digna com a diversidade do saber, contra o elitismo e o aparelhamento da UnB como instrumento de enriquecimento espúrio. Aqueles que semearam ventos com a mão da opressão mascarada pela opinião douta de aprendiz de democrata, colherão a tempestade dos votos e da justiça.


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