domingo, 5 de outubro de 2008

Uma visão mágica da crise econômica mundial na UnB


Um economista premio Nobel não é deus. Nem um ex-diretor do Federal Reserve Bureau (Banco Central Americano). Nem Stiglitz e nem Greenspun são deuses e podem errar tanto quanto nós. Em tese, é claro, pois eles possuem um preparo intelectual em suas especialidades assombroso.

Para ser um bom cientista ou um excelente artista há antes de mais nada ter muita coragem. Ser uma espécie de personagem lendário, daqueles que vemos de vez em quando na história ou na literatura. A UnB parece ter uma dessas pessoas que coloca em cheque o pensamento corrente, o "main stream" da economia. Vale a pena ler a entrevista do Prof. Dr. Carlos Pio, do Instituto de Relações Internacionais, concedida à SECOM da UnB. Para apreciarmos criticamente.


Esta frase está lá na entrevista (clique aqui para ver). Se a idéia do Prof. Dr. Carlos Pio vir a ser comprovada em bases empíricas, ele será um sério nome para concorrer à Presidencia de algum Banco Central; ou a um Nobel de Economia. Ou no mínimo ao Prêmio IgNóbel, aquele dado anualmente aos cientistas com as pesquisas mais inusitadas.

Sobre o IgNobel o blog do prof. Marcelo Hermes-Lima traz umas informações interessantes. Dois brasileiros ganharam esse ano. Clique e veja.

Nenhum comentário: