domingo, 23 de novembro de 2008

Racismo, truco e etanol: a UnB na mídia



O Correio Braziliense publicou uma reportagem sobre um incidente de racismo que ocorreu na UnB na última semana. O incidente envolve dois estudantes afro-descendentes e um professor do Instituto de Geologia. O incidente ocorreu quando professor e alunos (alguns mais) jogavam truco regado a cerveja, dentro do Centro Acadêmico de Geologia. Desentendimeto no jogo levou a manifestações grosseiras que podem tipificar racismo do professor.
Como salientou a administração, o uso de bebidas alcóolicas nas depedencias da UnB é proibido. Aí já se tem um erro de todos. Outro problema refere-se ao truco ou ao carteado nas dependências da UnB. Houve aposta a dinheiro? Com ou sem apostas, não parece ser um esporte para ser tolerado como tal. Pode se dizer que é uma tradição e defender o carteado, o truco e outros jogos de mesa como uma manifestação cultural. Pensando melhor, é mais tradicional na Universidade que se estude, que se leia, que se troque idéias acadêmicas e que se pesquise nas horas preciosas que passamos na UnB. No espaço público UnB. Assim, para quem defende o "esporte" do carteado, poderíamos defender outros esportes ou atividades lúdicas: motocross, karaokê, arvorismo etc...você aceitaria?
E o racismo? Difícil decidir a intencionalidade sem avaliar o contexto. O episódio deve ser pedagógico para evitar que no calor da pendenga aflorem os sombrios monstros do preconceito.
A administração do Prof. JGS irá apurar os fatos. Que seja. Se houver punições, que sejam justas.

Nenhum comentário: