segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Bolívia se torna livre do analfabetismo


Se conhecer é o caminho para a libertação, a Bolívia deu um passo gigantesco neste último sábado, dia 20 de dezembro. A Bolívia foi declarada livre do analfabetismo. A iniciativa foi uma ato conjunto com alfabetizadores de Cuba e Venezuela. Aliás, a Venezuela já havia sido alfabetizada há dois anos atrás com a ajuda de Cuba.
Um índio governando o segundo país mais pobre das Américas, catalisou essa proeza, essa dívida de 5 séculos de exploração e escravidão cultural.

Alguns fatos curiosos marcaram esse processo alfabetizador.
Primeiro, a alfabetização foi uma libertação feminina, porque em torno de 85% dos analfabetos do país eram mulheres.
Segundo, a alfabetização teve como meio auxiliar, 30 mil televisores e videocassetes por onde eram transmitidas as aulas, auxiliadas por facilitadores. Esses televisores foram doados por Cuba.
Terceiro: a Bolívia tem graves problemas de geração e distribuição de energia elétrica, apesar do excedente (exceente?) de gás. Onde não havia eletricidade, foram instalados geradores alimentados por painéis solares, doados por Cuba e Venezuela.

Os custos da empreitada: 36,7 milhões de dólares.
Tempo da campanha: 3 anos

Repercussão na história: 500 anos de atraso sendo realocados para a hodiernidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Vanner
Me admira de vc acreditar nessa informação...

No Brasil, o analfabetismo é oficialmente 9 ou 8%, mas de cada 4 pessoas, 3 não conseguem ler mais que uma manchete de jornal.

abração
Marcelo